Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Todos os textos que um livro tem

Quando pensamos em escrever um livro, a maior preocupação é em definir o grande tema. A partir dele, podemos pesquisar, nos aprofundar, rechear as mais de cem páginas que ele terá e, enfim, conseguir escrever um livro. Depois do tema escolhido, é hora de trabalhar nele com todo o gás por meses. Essas duas etapas exigem muito foco e dedicação, o que a maior parte dos escritores já sabe.

Provavelmente por essa razão eles acabam esquecendo dos outros textos que um livro tem, não tão importantes quanto o texto principal, é claro, mas também relevantes para a qualidade da obra.

Somente quando já escreveram o livro e o enviaram para a editora diagramar, é que eles lembram ou são lembrados de que existem mais textos a serem escritos. Aí bate aquele pânico de quem achava que tinha tudo sob controle e não acredita que não se planejou para esses textos. Mas olhe pelo lado bom, para o próximo livro, você já saberá quais são todos os textos que um livro tem. E, se você ainda não escreveu nenhum, já começará a escrever com a vantagem de ter essa informação nas mãos. Bom, não é?

E, afinal, quais são todos os textos que um livro tem? Aqui não nos referimos a todas as partes de um livro (como a imagem abaixo mostra), mas sim, às partes que exigem textos criados pelo autor da obra. Confira!


Todas as partes de um livro - Fonte: taglivros.com


1. Textos da capa ou primeira capa



Antes de tudo, vamos situar cada capa. A primeira capa ou capa de um livro opõe-se à quarta capa ou contracapa. A parte interna da primeira capa é chamada de segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.

O principal texto da capa é, sem dúvida, o título, seguido do subtítulo, se houver. O título é a promessa do livro, é o que o leitor irá encontrar nele, tudo isso resumido ao máximo, em poucas palavras de preferência. Por isso, geralmente, o título demanda um tempo maior de criação.

Quanto ao subtítulo, ele desempenha a função de auxiliar o título a explicar o que vem por aí, em outras palavras, o que o livro contém. Porque nem sempre o título sozinho consegue cumprir essa missão.

2. Textos da quarta capa ou contracapa

Essa parte costuma incluir uma sinopse, que é um texto de apresentação mais comercial do livro. Outras opções: opinião de outro escritor sobre a obra (não o mesmo que escreveu o prefácio), trechos mais importantes e impactantes do livro.

Leia também: (A importância da sinopse de um livro)

3. Textos da primeira orelha

Se você optou por ter um prefácio no seu livro, e principalmente se ele tiver sido escrito por um autor renomado, é interessante utilizar parte dele na primeira orelha. Isso porque o leitor logo vê que o seu livro tem o aval de alguém “famoso” na literatura ou na sua área de atuação.

Uma alternativa ao prefácio na primeira orelha é inserir frases impactantes do livro, chamando a atenção do leitor para o que ele encontrará na obra.

4. Textos da segunda orelha

A segunda orelha geralmente contém uma breve biografia do autor (um ou dois parágrafos curtos) e uma foto dele. Mas não pense que porque se trata de um texto curto ele é mais fácil de criar. Escrever sobre si mesmo nem sempre é uma tarefa simples, depende do que você quer passar e de como você se enxerga.

Depois, você poderá usar esse texto para outros materiais, como artigos, envio de textos, coletâneas, nas suas redes sociais, entre outros. Tire um tempo razoável para essa missão, combinado?

5. Dedicatória

A dedicatória é posicionada na página ímpar (página da direita) do livro, depois da folha de rosto e antes do sumário. Essa parte é bem livre e também pode ser um diferencial da obra.

6. Epígrafe

A epígrafe é uma curta citação que introduz o que será lido em seguida. Quando existe, ela fica na página ímpar depois da dedicatória ou no início das seções ou capítulos da obra.

7. Sumário

O sumário organiza sistematicamente os conteúdos ou capítulos, na ordem em que aparecem no livro. O trabalho do autor é organizar e escolher os conteúdos e a ordem deles na obra, o sumário é apenas o resultado disso.

8. Prefácio

O prefácio pode ficar antes da introdução, no miolo do livro, e pode ter uma parte na primeira orelha. Ele é um resumo do conteúdo da obra, com exemplificações de capítulos e narrando o que está introduzido neles. O autor pode escrever ele mesmo ou convidar um outro escritor para criar o prefácio, o que empresta credibilidade e autoridade para o livro.

9. Introdução e Conclusão

Em alguns tipos de livros como coletâneas de contos ou crônicas, não se fazem necessárias a introdução e a conclusão já que cada texto traz as suas reflexões de início e de fim. Entretanto, na maior parte dos livros, a introdução e a conclusão, também chamada de epílogo, cumprem um papel importante na obra, situando o leitor na história e, no final, se despedindo dela.

Hoje, muitos escritores buscam uma diferenciação quanto a essas partes do livro, ou seja, tentam escrevê-las de uma forma menos usual, começando por mudar os nomes. Por exemplo, em vez de usarem “Introdução”, eles usam “Primeiras ideias” ou “Primeiras reflexões” ou ainda “Vamos conversar antes?”. No lugar de “Conclusão”, você pode escrever “Considerações finais” ou algo que remeta à obra que está sendo lida. Não existe uma regra, tudo depende do seu estilo de escrita e de que tipo de conversa você quer ter com o seu leitor.

10. Notas

São anotações que adicionam comentários ou referências a uma parte do texto escrita na mesma página. Geralmente, localizada no final do livro.

11. Posfácio

O posfácio não é uma parte obrigatória em um livro. Ele acrescenta, ao final, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Pode ser uma opinião, conclusão sobre a obra, mensagem para os leitores. O posfácio sempre traz uma mensagem extra e não serve para finalizar a história, como a conclusão.

12. Glossário

Também não é obrigatória, depende do tipo de livro. É uma lista de explicações de termos arcaicos, técnicos ou outros, geralmente organizada em ordem alfabética.

13. Bibliografia

Indica obras utilizadas como referência para a escrita do livro ou obras recomendadas pelo autor. Se localiza no final do livro.

14. Índice

Apresenta uma lista de assuntos abordados no livro em ordem alfabética, geralmente localizado no final da obra. Não pode ser confundido com o sumário, que sempre fica no início do livro na ordem em que se apresentam os assuntos.

Cinthia Dalla Valle

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados