Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

3 perguntas para Julia Dantas

Júlia Dantas é jornalista pela UFRGS e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, onde está terminando seu doutorado na mesma área. Integrou a editora Dublinense durante três anos e hoje atua como editora e tradutora. Colunista do jornal Zera Hora, tem contos publicados em antologias e é autora do romance Ruína y leveza (2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio AGEs e do Prêmio Açorianos de Criação Literária.



O que você aconselha a quem deseja enviar originais a editoras comerciais que investem na publicação do autor?

Acredito que o primeiro passo é buscar uma editora que tenha a ver com o original a ser enviado. Se é um livro de fantasia, procure editoras que publicam fantasia; se é um romance água com açúcar, ache editoras que trabalham com isso. Junto do original, envie sempre um texto de apresentação. Diga quem você é, se já publicou em outros lugares, se já ganhou algum prêmio, se você já tem um público online e por aí afora. E, se não recebe resposta, não desanime. Inscreva-se em prêmios, frequente eventos do meio literário, conheça pessoas. Às vezes isso pode fazer toda diferença.

Como é seu processo criativo?

Oscilante. Tem fases em que eu escrevo todos os dias, fico realmente imersa num processo criativo. Mas também passo períodos sem escrever nada de ficção. Antigamente, eu me culpava por esses períodos. Hoje entendo que eles fazem parte do processo. Que meu cérebro, no plano de fundo, está matutando coisas que vão emergir mais tarde.

De que forma o aprofundamento acadêmico em Escrita Criativa tem contribuído com teu desenvolvimento como escritora?

Para mim é muito enriquecedor. Não quero com isso dizer que seria ótimo para todo mundo, mas para o meu perfil intelectual, funciona muito bem. A leitura de textos teóricos, de textos de outras áreas como Filosofia, Psicanálise e Sociologia, me traz muita inspiração. Para quem gosta de estudar e ter contato com outras áreas de conhecimento pode ser muito útil. Além disso, a universidade me manteve em contato constante com outros escritores, e as trocas com eles melhoraram meu trabalho.

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados