Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

3 perguntas para Luísa Geisler

Luisa Geisler é escritora e tradutora. É autora de cinco livros de ficção e foi duas vezes vencedora do Prêmio SESC de Literatura, além de ter conquistado o APCA e o Açorianos. É mestre em processo criativo pela National University Of Ireland. Tem textos e livros publicados em mais de dez países.



O que você aconselha a quem deseja participar de concursos, como o Prêmio SESC?

Para quem quer se candidatar a concursos como o SESC, recomendo reescrever muito e começar bem. Recomendo também ter cabeça aberta e não ficar pensando "só vai dar certo se eu ganhar o...". Leituras críticas podem ser legais, pedir pra colegas pode ser uma boa ideia. O "começar bem" talvez seja um conselho mais pragmático: nas primeiras triagens, é difícil que um jurado chegue até o final do livro sem motivo. Se você tem uma boa cena, uma boa frase, um bom capítulo, traz pra frente. Não conte com um leitor amoroso e cheio de tempo.

Para você, qual a importância do planejamento para a escrita de um texto de ficção?

Acho essencial. Ninguém cozinha sem olhar o que tem na geladeira. Uma costureira não começa a fazer um vestido sem fazer um desenho geral (pra saber se precisa de mais tecido ou não). Embora ache que escrever de forma espontânea possa ser um exercício interessante e bastante útil que pode ser usado no futuro, é essencial conhecer os personagens bem e saber o final. Imagina estar na página 50 e decidir que seu personagem vai ser órfão: vai dar uma trabalheira imensa resolver, voltar e corrigir menções a pai ou mãe. Tem autores que conseguem fazer de forma espontânea? Tem. Mas assim como muitos designers de moda conseguem começar um vestido sem planejamento nenhum. É possível, mas ou você acerta tudo de primeira, ou vai ter um texto remendado por tudo.

Depois que termina o texto, qual o seu processo?

Edito, edito e edito. Reescrevo, corto, aumento pontos, diminuo outros. É um processo pesado de ler parágrafo por parágrafo e perguntar "meu leitor precisa saber disso?". Às vezes, achamos que o processo de escrita termina no ponto final. Na verdade, agora é que o trabalho começa.

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados