Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Como organizar suas leituras – 8 dicas práticas

Antes de falarmos em como organizar suas leituras, é importante falar sobre metas de leitura, afinal, todo bom escritor é um apaixonado e dedicado leitor. Através da leitura frequente, o escritor enriquece seu vocabulário, tem ideias e inspiração também frequentes, conhece sobre diferentes técnicas de escrita, além de se tornar mais culto ao longo da sua trajetória. Portanto, vamos começar pela dica mais importante:



Dica 1. Coloque as suas leituras na agenda do seu dia como uma etapa do seu trabalho de escritor

Em outras palavras, não cometa o erro de ler quando der tempo porque ele pode nunca chegar. Tenha uma meta de quantidade de livros e tempo para lê-los.

Dica 2. Tenha uma lista com as próximas leituras

É isso mesmo, tenha uma lista de espera de leituras. Em um caderno ou bloco de notas, anote indicações e referências. Vá escolhendo a próxima leitura de acordo com o que você estiver escrevendo no momento. E não esqueça de diversificar de vez em quando. Leia obras diferentes das que você costuma ler, de gêneros e assuntos diversificados. Isso ajuda a ter ideias.

Dica 3. Faça um diário de leituras

O diário de leituras ajuda principalmente o leitor de livros digitais, já que estes não possibilitam marcações como os livros de papel. Coloque no diário suas principais impressões sobre o livro, as partes mais importantes, frases preferidas, quando você leu e até uma nota se você quiser. O espaço é todo seu e é livre.

Escolha as ferramentas com as quais você tem mais intimidade: caderno, agenda, aplicativos como o Skoob e o Goodreads, por exemplo.

Inclua neste diário os livros que você emprestou e que você pediu emprestado.

Dica 4. Crie um blog com dicas de leitura

O blog pode substituir o diário se você preferir. A vantagem do blog é que você pode compartilhar suas leituras com outros leitores e ainda criar um público seu, que pode se interessar pelos seus escritos também.

Além disso, você pode ter dicas para suas próximas leituras e desabafar sobre suas decepções literárias (mas lembre-se de ser específico quando for criticar, não critique a obra inteira). Aproveite o espaço e publique suas resenhas dos livros lidos. Tem sempre gente interessada em boas resenhas.

Se você não quiser ter um blog ou site, você pode usar suas redes sociais como o Instagram ou Facebook para compartilhar suas leituras. Existem vários grupos com esse objetivo.

Dica 5. Guarde seus livros em um único lugar

Tanto novos como os já lidos, tenha um só local para guardar seus livros. Isso evita que você esqueça de algum e facilita o acesso às suas leituras. O ideal é organizá-los na vertical em uma estante aberta, em um local seco e arejado, que seja fácil de limpar.

Dica 6. Se dedique a um livro por vez

Muitos leitores leem dois ou mais livros ao mesmo tempo, mas dessa forma, você pode comprometer a qualidade da leitura. Escolha um livro por vez e dedique-se a ele. Mas isso não significa que, caso você não gostar da obra, você deva insistir nela até o fim. Às vezes, a química entre o livro e o leitor não acontece e tudo bem. Guarde o livro para outro momento.

Dica 7. Respeite suas manias de leitura

Tenha seu próprio método de leitura: post-it para marcar as partes mais importantes, anotações, adesivos, orelhas na ponta da página. Seja qual for a mania, ela tem que funcionar para você, não adianta seguir as dos outros. Elas podem ajudar na hora que você for escrever as suas próprias obras.

Dica 8. Para cada leitura um objetivo

Cada leitura pode ter um objetivo específico, como ajudar na escrita do seu livro ou de outro tipo de texto, inspirar para um determinado projeto, ajudar a resolver algum problema pelo qual você esteja passando, fazer parte da bibliografia do seu trabalho final da escola ou faculdade, ou simplesmente passar o tempo com qualidade. Tenha em mente o seu objetivo antes de ler um livro, dessa forma, você consegue otimizar e aproveitar melhor a leitura.

Curtiu as dicas para organizar suas leituras? Se tiver outra dica, comente aqui.

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados