Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Como aproveitar os modismos da escrita



Volta e meia, surgem técnicas e conceitos relacionados à escrita que podem gerar a seguinte dúvida: devo ignorá-los ou aproveitar para agregar à minha escrita?

Todo o modismo pode ser aproveitado para agregar valor aos seus textos. Basta analisar os pontos que combinam com o seu jeito de escrever e que façam sentido para você e para seu público. Seguem algumas dicas:

1. Absorva tudo o que facilite o processo de escrita: produtividade, geração de ideias, criatividade, inovação, leitura, entre outros.

2. Saiba avaliar as novidades que combinam com seu estilo: não mude seu estilo de escrita de uma hora para a outra apenas porque surgiu um novo conceito. Ele precisa combinar com a sua voz, com o seu jeito de se expressar, agregando e não mudando da água para o vinho.

3. Aproveite os assuntos do momento para se posicionar, mesmo que seja contra: escritor em cima do muro não sai do lugar. Entretanto, evite brigas e discussões, principalmente nas redes sociais. Posicionamento é respeito a sua liberdade e a dos outros. Aproveite para enxergar uma questão sob vários pontos de vista.

4. Não julgue, aprenda: todo o modismo traz uma inovação, ou seja, uma nova forma de fazer algo. Se você ficar muito apegado ao seu processo, o risco é não evoluir. Portanto, antes de julgar um novo conceito de escrita, procure entender do que se trata, estude sobre ele e garimpe o que encaixar na sua escrita.

Alguns modismos recentes que podem agregar no processo de escrita são o Storytelling – a técnica de contar histórias para conquistar a empatia do leitor - a escrita afetiva ou humanizada - que usa uma linguagem mais próxima para se relacionar com os leitores através do texto.

Existem modismos também em relação aos formatos de livros, a maneiras de vender suas obras e até aos gêneros literários. Ao invés de torcer o nariz às novidades, fique atento a tudo o que pode agregar ao seu processo.

Se você inventasse ou trouxesse algo novo, você também gostaria que pelo menos as pessoas conhecessem a respeito, não é mesmo?

Vamos aproveitar os modismos e ser feliz!

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados