Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

A importância da consistência em um texto

Escrever textos é uma tarefa mais difícil do que parece. Não se trata de apenas jogar com as palavras para que fiquem bonitas aos olhos do leitor. É preciso tratar o texto como se fosse um prédio em construção.

Assim como um engenheiro, o escritor precisa trabalhar o texto de forma bastante organizada, precisa e, principalmente, consistente. Em outras palavras, o escritor precisa saber muito bem sobre o que está escrevendo e como fazê-lo, sob pena de, ao final, construir um texto ruim e inconfiável.

Dar consistência ao texto não é uma tarefa fácil. Talvez até seja a mais difícil de todas as tarefas de um escritor. Isso porque a consistência do texto é que vai mostrar o quanto o autor entende do assunto que está abordando.

Evidentemente que não se exige do escritor que seja um especialista em tudo o que escreve, mas fazer um bom estudo dos temas abordados é essencial. O estudo e planejamento do texto é tão ou mais importante do que o próprio ato de escrever. Por exemplo: o autor que pretende escrever uma matéria ou texto sobre o aquecimento global precisa entender de conceitos como o efeito estufa, economia de baixo carbono, máximo e mínimo solar entre tantos outros fatores que se relacionam ao tema de forma direta ou indireta.

Caso contrário, o escritor pode incorrer em erros de julgamento, ou mesmo erros técnicos, como dizer que o efeito das marés é uma prova de elevação do nível dos mares. O conhecimento aprofundado sobre o tema vai permitir que o autor discorra sobre o tema com bastante propriedade e clareza, o que empresta consistência e confiabilidade ao seu texto.

Por fim, o texto consistente é o que vai separar os entendidos dos palpiteiros, os estudiosos do aquecimento global dos teóricos do apocalipse, mas principalmente o bom escritor do blogueiro de fim de semana.

Rodrigo de Bem

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados