Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Os benefícios da prática da escrita




A escrita é um universo democrático e rico, principalmente em benefícios para quem escreve. Essa prática não se limita a profissão de escritor ou a outras relacionadas, mas abrange também técnicas com objetivos dos mais variados, pelo simples prazer de escrever e pelos inúmeros benefícios que ela traz.

Por isso tudo, a escrita vem ganhando anexos que trazem novos conceitos, como escrita expressiva, escrita terapêutica, escrita afetuosa ou afetiva, escrita humanizada, só para citar alguns.

Nesse texto vamos focar nos dois primeiros conceitos – escrita expressiva e escrita terapêutica – e nos benefícios relacionados a elas.

Entre esses benefícios da escrita estão:

• Ferramenta para organização dos pensamentos e ideias;
• Oportunidade de ressignificar acontecimentos traumáticos;
• Ajuda a desenvolver a consistência e a disciplina, criando uma rotina de escrita;
• Auxilia a refletir, o que pode promover a melhora do humor, a redução dos níveis de estresse e o alívio de sintomas depressivos;
• Ajuda a focar no momento presente, diminuindo a ansiedade.

Como já disse Fernando Pessoa no livro Desassossego, “Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.”

Para seguir com as boas notícias sobre a prática da escrita, avisamos que não existem regras para começar a se beneficiar com todos esses pontos positivos que ela oferece. É o seu jeito que conta antes de tudo. Pense em como você prefere escrever: escolha um local confortável em que você se sinta bem, teste qual é o melhor momento do dia para se dedicar à escrita, faça as suas regras (o local deve ser silencioso, organizado ou o contrário) e, finalmente, escolha o que você deseja escrever:

Cartas – para si mesmo (você no passado, você no presente ou você no futuro), para amigos, amores ou familiares;

Diário – a prática de fazer um diário é considerada terapêutica por muitas pessoas e não é só coisa de adolescente. Ela gera aquele sentimento gostoso de gratidão à medida em que você enxerga as pequenas coisas boas que aconteceram no dia que talvez, se você não escrevesse, você nem perceberia; traz reflexões; dissipa preocupações e medos, além de muitos outros benefícios;

Rascunhos – O ato de escrever sem compromisso, como propõem os rascunhos, gera uma liberdade que pode ajudar na criação, seja de textos, projetos e até negócios. A criatividade gosta de sair das regras de vez em quando, portanto, experimente rascunhar a vida ao invés de sempre seguir as regras impostas.

Você já deve ter escutado que a escrita precisa de rotina e de regras definidas, mas ela também gosta de beber do diferente e do inusitado. Principalmente se você estiver começando a escrever, não se preocupe com a qualidade do que você cria, busque o seu jeito e a sua verdade e, com o tempo, vá inserindo novos conhecimentos sobre a escrita para aprimorar o processo.

Você também pode escrever artigos, livros, seus próprios conteúdos, participar como colunista de revistas e blogs. Independentemente do que você escolher, leve a escrita com você e usufrua de tudo o que ela pode oferecer.

Boa sorte!





Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados