Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Mercado de trabalho para escritores

Há aqueles escritores que se dedicam a escrever somente livros e que, com esforço, talento e uma certa dose de sorte, conseguem viver só dessa atividade. Porém, muitos acabam entrando em outros universos que permitem a eles escreverem em outros formatos de uma maneira mais constante.

É o que vamos abordar agora, qual é o mercado de trabalho para os escritores que querem ir além das páginas dos livros. Já adiantamos que ele é amplo, rico e em constante construção, afinal, a internet e a tecnologia não param de surpreender e de ampliar as possibilidades.



1. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo surge como uma necessidade e uma oportunidade de marcar presença nas redes sociais e na internet através do que você sabe e pode compartilhar com seu público.

Existem inúmeros formatos de conteúdo: posts para redes sociais, artigos para blog, podcasts, infográficos, enquetes, vídeos, entre tantos outros. Estes formatos oferecem diversas possibilidades e resultados. Existem também diferentes plataformas para divulgar esses conteúdos como redes sociais, site, blog, Youtube etc.

Muitos profissionais, marcas e empresas, seja por falta de tempo, seja por não terem intimidade com a escrita, terceirizam a produção de conteúdo, uma prática cada vez mais comum. Surge aí uma oportunidade para quem escreve bem.

2. Revisão

A revisão de textos abrange uma ampla gama de cenários para os escritores trabalharem, tais como: livros, trabalhos finais ou TCC, artigos, posts, roteiros, anúncios, apresentações, entre tantos outros.

3. Edição

A edição é uma das etapas mais importantes na criação de um livro e nem sempre esse trabalho é realizado pela equipe das editoras, portanto, é uma oportunidade de trabalho para os escritores que tenham intimidade e gosto por essa etapa.

4. Estratégia e planejamento de um livro

Para os autores que escrevem e publicam seus livros de maneira independente, ou seja, sem o trabalho completo de uma editora, essa etapa pode ser realizada pelos escritores freelancers. A estratégia e o planejamento de um livro englobam avaliar todo o conteúdo do autor e organizá-lo em formato de um livro, definindo os capítulos, o que vai em cada parte, moldar a estrutura que será a base da obra.

5. Storytelling

Um conceito que ganhou os holofotes nos últimos tempos, o Storytelling é uma técnica, muito utilizada em produção de conteúdo, que nada mais é do que contar histórias que engajem o público naquela mensagem, aproximando as partes.

Os escritores têm toda a habilidade para desenvolver um Storytelling poderoso, portanto, eis outra oportunidade de trabalho para eles.

6. Cursos e mentorias

O mercado de cursos, principalmente on-line, e mentorias está em pleno crescimento e, por isso mesmo, apresenta uma grande concorrência. Um escritor pode, por exemplo, dar cursos e mentorias formando outros escritores.

7. Roteiro para filmes, peças e vídeos

Os escritores que gostam de criar roteiros podem trabalhar para empresas de produção audiovisual, televisão, teatro, cinema. Como os vídeos costumam engajar e alcançar um grande número de pessoas, o mercado apresenta uma grande demanda para quem produz e edita vídeos para a internet.

8. Resenhas críticas

As pessoas são ávidas por novidades o tempo todo. Gostam de receber indicações de livros, filmes e séries. Por isso, os escritores que se dedicam a fazer resenhas desse tipo de material podem aproveitar essa demanda e transformar lazer em trabalho, por que não?

9. Adaptação de materiais digitais em formato de texto

Existem pessoas que se expressam melhor através de vídeos e áudios e acabam produzindo todo o conteúdo nestes formatos. Mas, como também precisam criar conteúdo escrito como posts e artigos, elas procuram por profissionais capazes de adaptar este material já criado em formato de textos.

O escritor que aceitar trabalhos como estes deve saber que não é como criar um texto do zero, é uma tarefa que demanda mais organização do que criatividade.

Independentemente da atividade que você se identificar mais e escolher para trabalhar, é importante lembrar que você deve saber dos prós e contras de cada uma delas. Você precisa saber cobrar o preço justo por estes trabalhos e, para isso, é fundamental saber o tempo que você leva para finalizar os trabalhos. Portanto, teste, cronometre e só se jogue neste universo de infinitas possibilidades se você se realiza com cada trabalho e com cada etapa dessa jornada.
Se você souber de outras atividades dentro do mercado de trabalho para os escritores, comente aqui.

Cinthia Dalla Valle

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados