Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Criação de Personagens

"Não deve ser somente bom ou mau ou engraçado. Deve ser plural". Assim Bruna Agra Tessuto sintetiza sua dica sobre como criar um personagem. Atriz, autora do livro Os bastidores de Emma e professora na Metamorfose Cursos, nesta entrevista Bruna dá dicas sobre a construção de personagens e fala das diferenças entre personagens na literatura e no teatro.

Quais técnicas você utiliza para criar um personagem?

Não acho que existam formas definitivas para isso, para a criação inicial. Tem personagem que nasce a partir de vivências pessoais do autor, por algo que ele viu na rua, por imaginação ou até por necessidade da narrativa. Porém, depois de seu surgimento, seja ele qual for, é importante que o autor enxergue o personagem, fisicamente falando. Só assim, ao meu ver, ele pode entrar em cena. A partir disso, acredito na verossimilhança, na linguagem corporal e na trajetória. Acho importante pensarmos no arco narrativo do personagem, nas suas ações e nas consequências que elas causam.

Como criar um personagem com profundidade?

Acho que, em primeiro lugar, acreditando nele, na história dele, nas razões que o levam a agir de uma forma ou de outra.

É importante, também, fugir dos estereótipos: o personagem não deve ser somente bom ou mau ou engraçado. Ele deve ser plural.

Por onde começar a definir a personalidade do personagem?

Acredito que pode acontecer de diferentes formas. Podemos pensar uma personalidade a partir de uma primeira característica, a partir do que precisamos para contar determinada história ou até a partir de alguém que conhecemos. O importante é que a investigação a respeito dessa personalidade seja contínua, evitando, com isso, que o personagem se torne raso.

Qual a diferença entre criação de personagens na literatura e no teatro?

A parte mais incrível da literatura, na minha opinião, é ter apenas o recurso da palavra. Enquanto no teatro, no cinema e na televisão os personagens contam com os atores, com a trilha sonora, com o cenário e com os figurinos, os personagens da literatura possuem apenas as letras. E é justamente isso que trabalha o imaginário do leitor.

Qual seu personagem preferido na literatura e por quê?

Hamlet, de Shakespeare. É um personagem construído nas entrelinhas, nos detalhes, na complexidade. A cada leitura podemos ter uma nova interpretação, podemos perceber uma nova faceta.

entrevista com Bruna Tessuto

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados