Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

6 livros para escritores que querem começar agora


Os livros estão presente na nossa vida desde a infância. Alguns pegam o gosto pela leitura e levam para toda vida, outros nem tanto. Alguns gostam além da conta e sentem a necessidade de colocar suas ideias no papel, esse texto é para você!


Para escrever, você precisa gostar muito de ler, é óbvio, então vamos te ajudar com essas dicas de 6 livros para escritores e você acertar nas leituras para começar na carreira de escritor agora mesmo.

1. Stephen King – Sobre a escrita

Muito bem recomendado pelos escritores da Editora Metamorfose, Sobre a Escrita é a primeira indicação para quem quer ser escritor.


Sim, Stephen King, o autor mundialmente conhecido por suas obras de terror e suas adaptações para o cinema tem muito a te ensinar sobre escrita e tem um livro exclusivo para isso.


Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.


Se você já é escritor e ainda não conhece sobre este livro também recomendamos que leia.



2. Francine Prose - Para Ler como um escritor


Mostrando de forma prática através da análise de textos, Francine Prose apresenta os melhores trechos de forma dinâmica e leve em seu livro. Além disso, defende a ideia de que precisamos ler de forma mais minuciosa.


Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! É possível ensinar a um escritor o seu ofício?


A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito que aprender com os mestres.


3. Kátia Regina Souza – A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil


Para ser escritor, você também precisa conhecer sobre o mercado editorial.


O terceiro livro da lista é da Editora Metamorfose da jornalista Kátia Regina Souza, A Fantástica Jornada do Escritor Brasileiro, onde ela reúne 52 entrevistas com escritores dispostos a compartilhar dicas, dores e conselhos sobre essa jornada.


Com histórias reais e atuais, o livro aborda questões do mercado editorial como um todo, desde como a dificuldade de encontrar uma editora, a publicação independente, as armadilhas a que o autor iniciante está sujeito, as desilusões e as pequenas conquistas, tornando-se um livro fundamental para quem deseja ser escritor ou está começando na carreira.


4. Ray Bradbury - O Zen e a Arte da Escrita


Conhece Fahrenheit 451? Em O Zen e a Arte da Escrita você tem muito a aprender com o famoso escritor que teve muitas adaptações de seus livros para o cinema em dicas práticas e muito úteis para novos escritores.


Neste livro, Ray Bradbury procura compartilhar sua experiência como escritor. A obra contém dicas sobre a arte da escrita, desde como encontrar ideias originais até desenvolver a própria voz e o estilo.


Apresenta impressões da infância e os bastidores da carreira de Bradbury como um autor de romances, contos, poemas, roteiros de filmes e peças de teatro.


5. Christopher Vogler – A Jornada do Escritor


Em A Jornada do Escritor, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes.


Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição, revisada pelo autor, é uma obra de referência fundamental não apenas para quem deseja escrever boas histórias, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.


6. George Orwell - Dentro da Baleia e Outros Ensaios


Outro autor mundialmente conhecido é George Orwell, famoso pela obra A Revolução dos Bichos, também tem um livro que merece ser lido por novos escritores.


Dentro da Baleia e Outros Ensaios fala obre a carreira de escritor e lembra o período em que trabalhou como vendedor num sebo de livros.


A pergunta que mais inquietou Orwell foi justamente a relação entre o escritor e a política, discutida no ensaio que dá título ao livro. Para ele, o escritor não deve ter visão partidária da realidade, mas também não pode fugir da responsabilidade de imaginar uma sociedade melhor.


Organizado pelo jornalista Daniel Piza, o livro traz 15 ensaios curtos para discutir sobre política e literatura


Estes são apenas alguns livros que todo escritor merece ler para agregar conhecimento à sua carreira, existem inúmeros títulos sobre o assunto, mas os escolhidos da vez foram para você iniciar nessa jornada. Os mais específicos sobre temas de escritas ficam para um outro momento.


Conhece algum titulo que se encaixe nessa lista? Comenta com a gente.


Clique aqui para ser avisado de novas dicas por e-mail

Katiuscia Couto

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados